Blog

ACCOUNTABILITY: DESAFIE E DESAFIE-SE !

A palavra accountability é de origem inglesa e quer dizer ao “pé da letra”, responsabilidade com ética ou prestação de contas.

Mas o que é prestar contas?  O que é Accountability no mundo corporativo?

Prestar contas nada mais é do que explicar o que está sendo feito, como está sendo feito, por qual motivo está sendo feito, quais os investimentos e números alcançados com o feito e o quais os próximos passos a seguir.

Uma pessoa accountable é uma pessoa que tem olhar de dono e não presta contas apenas no sentido quantitativo, mas com um olhar 360, avaliando o todo, identificando os pontos fortes e, principalmente identificando e atuando nos pontos fracos.

João Cordeiro, autor do livro Accountability, reforça que ser Accountable é ser transparente e vai além disso, diz que uma pessoa accountable traz respostas com resultados.

Hoje devemos buscar profissionais certos para as posições certas, proporcionando um maior equilíbrio entre bem-estar com resultados.

A grande questão é o que realmente estamos fazendo para transformar as nossas equipes em times mais engajados com autonomia, propósito e conhecimento?

O que buscamos dentro de cada um? O que eu faço por cada um?

Será que estamos vendo o melhor de cada pessoa ou será que estamos dando mais atenção às suas fraquezas do que valorizando as suas qualidades?

Vale, mais do que nunca, investir na valorização e desenvolvimento das equipes em todos os níveis para a descoberta de talentos internos que podem, agora ou em qualquer momento, estarem adormecidos ou inibidos.

Seja accountable!

 

Desafie seu time, mas DESAFIE-SE!

Comentar